Nesta semana teremos a
"Black Friday", data criada nos Estados Unidos, que é o momento
quando os lojistas fazem liquidações relâmpago e vendem os produtos com muitos
descontos.
Pensando em se atirar
nas promoções? Confiram as dicas que pesquisamos para vocês:
1.
Não caia em roubada. Fique atento se os descontos oferecidos são reais ou
custam “metade do dobro”.
2. Exija sempre a nota fiscal
para comprovar a relação de consumo e ter direito à garantia do produto e/ou
serviço.
3. Produtos com problemas devem ser encaminhados para a
assistência técnica e o reparo deve ser feito em até 30 dias.
4.
Fique atento às compras pela internet, busque informações sobre os sites no
Sindec Nacional ou Consumidor.gov.br .
5.
Quando acessar um site de compras, verifique se tem cadeado de segurança e
mantenha o antivírus atualizado.
6.
Evite clicar em anúncios que chegam por e-mail ou redes sociais. Oportunistas
aproveitam a data para enviar mensagens falsa com nomes de empresas conhecidas.
7. É
obrigação do fornecedor garantir o que foi prometido no site ou anúncios.
8. O
consumidor pode exercitar seu direito de ou arrependimento de compra feita pela
internet no prazo de 7 dias a contar do recebimento do produto.
9.
Documente todos os passos da compra virtual, inclusive com o e-mail do
fornecedor, para casos de troca ou não recebimento do produto.
10. Foi enganado? Procure os órgãos de Proteção e
Defesa do Consumidor.