quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

FELIZ 2021!

 

Por mais dificuldades que 2020 tenha nos apresentado, sempre é tempo de acreditar. Que o novo ano chegue trazendo saúde, felicidade e muita esperança de dias melhores para todos! Esse é o desejo do STICM S.S.Caí para todos os trabalhadores e suas famílias!



segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Recesso de final de ano e FELIZ NATAL!

O STICM S.S.Caí entra em recesso de final de ano no dia 23/12 (quarta-feira) e retorna no dia 4/1/21 (segunda-feira).


Um texto para reflexão

Pedidos de Papai Noel 

   Papai Noel na pandemia é um sujeito consciente. Pratica o isolamento social, evita aglomerações, sai de casa apenas quando necessário e sempre com a máscara e o álcool em gel. Estudou por meses um novo método de entrega dos presentes que contará com distribuição via aquisições online. As renas entraram em férias coletivas. Todo esse cenário mexeu com a cabeça do pobre velhinho que pela primeira vez pedirá presentes.

   Papai Noel, até então uma espécie de gênio da lâmpada que concede desejos e os realiza, ficou reflexivo com o isolamento e fez sua listinha de desejos. Quer tomar a vacina e que seja distribuída à população brasileira o quanto antes. Teme por sua saúde e os demais com os hospitais lotados e o número grandioso de óbitos pelo Covid; teme pelo fim do SUS; e o descaso do governo.

   O bom velhinho está cada vez mais velhinho e no nosso país não tem a certeza de que irá se aposentar, muito menos como fará sem o auxílio emergencial, ajuda irrisória mas necessária.

 O seguro do seu trenó e as refeições para suas renas e a dele estão cada vez mais caros. Com seu trabalho paralisado, Papai Noel teve de reinventar-se, e passou a animar Live para ganhar uns troquinhos, e nem pode sair às ruas para se manifestar.

Massa de manobra, ele está cansado de ser brasileiro, embora acredite que “um filho seu não foge à luta”.

   O que Papai Noel pediria de presente?

  A vacina, até porque sabe que não vai se transformar em jacaré. Exige respeito e gostaria de um 'Fora' a todos os desgovernos. Quem sabe os mandar à Lapônia catar coquinhos. Mas as últimas eleições municipais do Brasil lhe tiraram um pouco as forças...

   Todavia Papai Noel resiste, porque é todo o pai e toda a mãe conscientes da situação em que o Brasil se encontra: com duas pandemias. E terá de buscar uma fórmula mágica para comprar o presente de Natal para seu filho; manter a família unida, mesmo que de forma remota; respeitar o protocolo de segurança pelo Covid nas festas de fim de ano. E tentar ser feliz, apesar de tudo.

Ana Cecília Romeu,

Escritora e publicitária

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

O STICM S.S.Caí está sempre junto do trabalhador

 

Estamos chegando ao final de um ano diferente, onde nos deparamos com o desemprego em massa, fechamento dos estabelecimentos comerciais e, na melhor das hipóteses, com a redução na jornada de trabalho e salário.
Por isso, queremos que você saiba que o STICM S.S.Caí continua atuante e de olho no mercado de trabalho, na garantia dos poucos direitos trabalhistas que ainda restam e nas condições de trabalho: como fornecimento dos materiais de segurança (EPIs), momentos de descanso e respeito às normas da COVID-19, como horários de funcionamento e distanciamento social.
Trabalhador e trabalhadora conte sempre com o Sindicato e se precisar: chama a gente pelos fones e e-mails aqui da página.
Tenha certeza de que a denuncia terá sigilo absoluto, mas serão encaminhadas providências junto à classe patronal.

Fale com a gente:
sticmcaicai@gmail.com

ou pelo fone:

(51) 98405-9030

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Começa hoje o novo prazo para o saque do FGTS Emergencial

 Trabalhador poderá requerer no aplicativo do FGTS.

Nesta segunda-feira, 7/12, os 15 milhões de trabalhadores que não fizeram a retirada dos valores tem novo prazo para sacar o FGTS emergencial de até R$ 1.045, e podem manifestar arrependimento. Assim, poderão requerer a Caixa Econômica Federal para liberar novamente o direito até o dia 31 de dezembro. O requerimento pode ser feito no aplicativo FGTS. Se for o seu caso, aproveite!

O STICM S.S.Caí lembra que o valor sacado não volta para a sua conta do FGTS e será diminuído do valor que poderá receber na hora da aposentadoria, ou sacar por conta dos fatores permitidos na lei.

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Estado do RS aumenta medidas restritivas por causa do aumento da Covid-19

Na indústria, ainda continua a mesma restrição da bandeira vermelha: 

• 75% trabalhadores

• Teletrabalho e trabalho presencial

• Protocolos gerais, em especial: máscara, álcool gel e distanciamento lateral e frontal entre grupos de coabitantes, ventilação natural cruzada (janelas e portas abertas)

• Restaurantes, bares, lanchonetes e espaços coletivos de alimentação: conforme protocolo para “Restaurantes, lanchonetes, bares e lancherias (vedado autosserviço)”

 Veja o que muda no enfrentamento à pandemia no RS:


APOIO DO GOVERNO DO ESTADO NA FISCALIZAÇÃO DOS PROTOCOLOS
• Apoio da Brigada Militar à fiscalização
• Criação de canais específicos para denúncia (telefone 150 e formulário eletrônico Vigilância do Cidadão)

SUSPENSÃO DOS EVENTOS E FESTAS DE FIM DE ANO
• Suspensão de festas e eventos fim de ano, de prefeituras ou de estabelecimentos privados, inclusive em condomínios
• Suspensão do patrocínio por empresas públicas ou apoio de órgãos públicos

INCENTIVO À RESTRIÇÃO DE REUNIÕES PRIVADAS E FAMILIARES
• Limite máximo de até 10 pessoas, excluídas as crianças de até 14 anos.
• Reforço em campanhas para conscientização sobre isso

MUDANÇAS NA BANDEIRA VERMELHA
• Suspensão temporária da cogestão, com adoção de fato da bandeira vermelha.
• Permissão de comércio, sem restrição de dias, mas com restrição de horário (até 20h)
• Permissão de restaurantes, lancherias e bares, sem restrição de dias, mas com restrição de horário (até 22h), clientes somente sentados, com distanciamento de dois metros entre mesas para grupos de até seis pessoas, sem música ao vivo ou ambiente que prejudique a comunicação
• Permissão de funcionamento de atividades em locais abertos, com controle de acesso, vedado alimentação e bebidas (shows, espetáculos, drive-in, parques de aventura e zoológicos etc.)
• Vedado o funcionamento de atividades em locais fechados (teatros, cinemas e casas de shows etc.)
• Vedada a permanência em locais abertos sem controle de público (ruas, praias, parques e praças etc.), permitida apenas circulação ou prática de exercícios físicos
• Vedados eventos sociais (casamentos, festas, formaturas e aniversários etc.)
• Vedação do uso de áreas comuns em condomínios e clubes (brinquedos, salões de festas, piscinas, churrasqueiras compartilhadas e quadras etc.)
• Manutenção das atividades de ensino no modelo híbrido, respeitando aos protocolos nas atividades presenciais
• Reforço aos protocolos gerais, em especial: máscara, distanciamento, álcool gel e ventilação natural cruzada (janelas e portas abertas)
• Demais medidas segmentadas sem alteração.